O projeto HYPROP pretende desenvolver e integrar um sistema de propulsão híbrida/elétrica distribuída num veículo aéreo não-tripulado (VANT) da TEKEVER, com o objetivo de testar e demonstrar a tecnologia e os seus benefícios. A oportunidade para o HYPROP surge da visão da União Europeia para o futuro da aviação (Flightpath 2050), que passa por assegurar que em 2050 as aeronaves serão menos poluentes, terão menor impacto ambiental, serão mais eficientes em termos energéticos e menos ruidosas. A solução proposta não só permite uma redução gradual do consumo de combustíveis fosseis à medida que a tecnologia de baterias e motores elétricos for evoluindo, mas permite também um aumento substancial ao nível da fiabilidade e segurança do sistema, garantindo melhorias significativas na redundância. Esta nova solução exige o desenvolvimento, adaptação e otimização dos motores a combustão interna (ICE – Internal Combustion Engine) existentes, bem como o desenvolvimento de um sistema de gestão de propulsão e energia, assentes no desenvolvimento de uma nova arquitetura de propulsão distribuída.
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-039862
Objetivo principal: Desenvolvimento de um sistema de propulsão distribuída hibrido elétrico para uma aeronave experimental
Região de intervenção: Centro e Lisboa
Entidade Promotora: Tekever AS
Data de aprovação: 05-06-2019
Data de início: 01-11-2019
Data de conclusão: 28-02-2023
Investimento: 1.245.041,54 €
Montante de despesas elegíveis globais: 1.240.166,54 €
Custo total elegível: 583.325,36 €
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 394.598,02 €
O agravamento das alterações climáticas devido à emissão de gases de efeito de estufa para a atmosfera impulsiona a indústria aeronáutica a substituir combustíveis fósseis por soluções elétricas e híbridas. O projeto ACE pretende agilizar o processo de migração de motores a combustão para motores elétricos, com o desenvolvimento de novas soluções de energia para aplicações aeronáuticas. As soluções propostas incluem o desenvolvimento de uma bateria de elevada capacidade, utilizando células com uma elevada densidade energética, uma estrutura leve e resistente e um sistema de refrigeração otimizado; uma bateria desenvolvida a partir de métodos aditivos e o desenvolvimento de pilhas de combustível de reduzidas dimensões, com a capacidade de alimentar aeronaves não-tripuladas de modo a estenderem a sua autonomia.
Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-039863
Objetivo principal: Desenvolvimento de novas soluções de energia para aplicações aeronáuticas no sentido de agilizar o processo de migração dos motores a combustão para motores elétricos.
Região de intervenção: Norte, Centro e Lisboa
Entidade Promotora: Tekever AS
Data de aprovação: 06-05-2019
Data de início: 01-08-2019
Data de conclusão: 31-01-2023
Investimento: 1.515.000,73 €
Montante de despesas elegíveis globais: 1.505.813,23 €
Custo total elegível: 606.037,27 €
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 406.267,34 €
Designação do projeto: Potenciação da Internacionalização da FSD BlueCape, com diversificação de mercados geográficos, setores e clientes.
Código do projeto: LISBOA-02-0752-FEDER-027726
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção: Lisboa
Entidade beneficiária: FSD BLUE CAPE, LDA
Data de aprovação: 10-05-2017
Data de início: 05-01-2018
Data de conclusão: 04-01-2022
Custo total elegível: 170 547,50 Euros (cento e setenta mil, quinhentos e quarenta e sete euros e cinquenta cêntimos)
Apoio Financeiro da União Europeia:
FEDER - 68.219,00€ (sessenta e oito mil e duzentos e dezanove euros)
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
Volume de Negócios total – alcançar um volume de negócios de 700 mil euros no final de 2020;
Volume de Negócios Internacional – represente, pelo menos, 525 mil euros em 2020;
Diversificação Mercados Internacionais – obter vendas internacionais até 2020, em pelo menos 7 países (Espanha,França, EUA, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos);
Diversificação de Segmentos dos Clientes - conseguir vendas para pelo menos 4 setores de atividade dos clients com importância na engenharia da dinâmica de fluídos: Ambiental, Energético, Automóvel e Aeronáutico, até 2020;
Equipa Comercial Internacional – constituir departamento Comercial Internacional, com, pelo menos, 2 novos RH dedicados à função comercial nos mercados-alvo externos, até meados de 2018;
I&D - continuar a desenvolver tecnologia e serviços, lançando novos serviços a cada dois anos e melhorando as atuais;
Intensidade das exportações no pós-projeto: 75,10%.