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Projectos:

Hyprop: Propulsão Híbrida Elétrica

O projeto HYPROP pretende desenvolver e integrar um sistema de propulsão híbrida/elétrica distribuída num veículo aéreo não-tripulado (VANT) da TEKEVER, com o objetivo de testar e demonstrar a tecnologia e os seus benefícios. A oportunidade para o HYPROP surge da visão da União Europeia para o futuro da aviação (Flightpath 2050), que passa por assegurar que em 2050 as aeronaves serão menos poluentes, terão menor impacto ambiental, serão mais eficientes em termos energéticos e menos ruidosas. A solução proposta não só permite uma redução gradual do consumo de combustíveis fosseis à medida que a tecnologia de baterias e motores elétricos for evoluindo, mas permite também um aumento substancial ao nível da fiabilidade e segurança do sistema, garantindo melhorias significativas na redundância. Esta nova solução exige o desenvolvimento, adaptação e otimização dos motores a combustão interna (ICE – Internal Combustion Engine) existentes, bem como o desenvolvimento de um sistema de gestão de propulsão e energia, assentes no desenvolvimento de uma nova arquitetura de propulsão distribuída.

Código do projeto:
POCI-01-0247-FEDER-039862

Objetivo principal:
Desenvolvimento de um sistema de propulsão distribuída hibrido elétrico para uma aeronave experimental

Região de intervenção:
Centro e Lisboa

Entidade Promotora:
Tekever AS

Data de aprovação:
05-06-2019

Data de início:
01-11-2019

Data de conclusão:
28-02-2023

Investimento:
1.245.041,54 €

Montante de despesas elegíveis globais:
1.240.166,54 €

Custo total elegível:
583.325,36 €

Apoio financeiro da União Europeia:
FEDER
394.598,02 €

Consórcio:
Tekever AS, UBI, PIEP, FSDynamics

Co-financiado por:
Portugal 2020, União Europeia


ACE: Airborne Clean Energy systems

O agravamento das alterações climáticas devido à emissão de gases de efeito de estufa para a atmosfera impulsiona a indústria aeronáutica a substituir combustíveis fósseis por soluções elétricas e híbridas. O projeto ACE pretende agilizar o processo de migração de motores a combustão para motores elétricos, com o desenvolvimento de novas soluções de energia para aplicações aeronáuticas. As soluções propostas incluem o desenvolvimento de uma bateria de elevada capacidade, utilizando células com uma elevada densidade energética, uma estrutura leve e resistente e um sistema de refrigeração otimizado; uma bateria desenvolvida a partir de métodos aditivos e o desenvolvimento de pilhas de combustível de reduzidas dimensões, com a capacidade de alimentar aeronaves não-tripuladas de modo a estenderem a sua autonomia.

Código do projeto: POCI-01-0247-FEDER-039863

Objetivo principal: Desenvolvimento de novas soluções de energia para aplicações aeronáuticas no sentido de agilizar o processo de migração dos motores a combustão para motores elétricos.

Região de intervenção: Norte, Centro e Lisboa

Entidade Promotora: Tekever AS

Data de aprovação: 06-05-2019

Data de início: 01-08-2019

Data de conclusão: 31-01-2023

Investimento: 1.515.000,73 €

Montante de despesas elegíveis globais: 1.505.813,23 €

Custo total elegível: 606.037,27 €

Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 406.267,34 €

Consórcio: Tekever AS, FEUP, PIEP, FSDynamics, IPLeiria

Co-financiado por: Portugal 2020, União Europeia


Internacionalização da FSD BlueCape

Designação do projeto: Potenciação da Internacionalização da FSD BlueCape, com diversificação de mercados geográficos, setores e clientes.

Código do projeto: LISBOA-02-0752-FEDER-027726

Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção: Lisboa

Entidade beneficiária: FSD BLUE CAPE, LDA

Data de aprovação: 10-05-2017

Data de início: 05-01-2018

Data de conclusão: 04-01-2022

Custo total elegível: 170 547,50 Euros (cento e setenta mil, quinhentos e quarenta e sete euros e cinquenta cêntimos)

Apoio Financeiro da União Europeia:
  • FEDER - 68.219,00€ (sessenta e oito mil e duzentos e dezanove euros)
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
  • Volume de Negócios total – alcançar um volume de negócios de 700 mil euros no final de 2020;
  • Volume de Negócios Internacional – represente, pelo menos, 525 mil euros em 2020;
  • Diversificação Mercados Internacionais – obter vendas internacionais até 2020, em pelo menos 7 países (Espanha,França, EUA, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos);
  • Diversificação de Segmentos dos Clientes - conseguir vendas para pelo menos 4 setores de atividade dos clients com importância na engenharia da dinâmica de fluídos: Ambiental, Energético, Automóvel e Aeronáutico, até 2020;
  • Equipa Comercial Internacional – constituir departamento Comercial Internacional, com, pelo menos, 2 novos RH dedicados à função comercial nos mercados-alvo externos, até meados de 2018;
  • I&D - continuar a desenvolver tecnologia e serviços, lançando novos serviços a cada dois anos e melhorando as atuais;
  • Intensidade das exportações no pós-projeto: 75,10%.
 
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